Sobre a Obra

Colcha de Retalhos - Rodrigo Domit


A obra é composta majoritariamente por contos, mas também apresenta crônicas e prosas poéticas. O texto inteligente e de agradável leitura conquistou o primeiro lugar no Prêmio Utopia de Literatura em 2010, organizado pela Utopia Editora, de Brasília. Além disso, a publicação também foi finalista do Prêmio Nacional SESC de Literatura, em 2008, e 3º lugar no Concurso Internacional da União Brasileira dos Escritores, em 2012.

Assim como uma colcha de retalhos, a obra apresenta-se como um emaranhado heterogêneo. Entretanto, o autor desenvolve costuras e amarras entre os temas, estilos, linguagem e ritmos. São 73 textos curtos, que conquistaram a admiração de especialistas. "O livro me fez lembrar a velha máxima ‘as melhores essências estão nos menores frascos´. Domit levou isto tão a sério que acabou criando um pequeno clássico, sim, pois abastado de aforismos, inversões, fantasia e, acredite, surrealismo", citou o escritor de Cordeiro (RJ), Ângelo Pessoa.

O projeto gráfico é da ilustradora londrinense Laís Brevilheri. A disposição do livro foi pensada de modo a permitir que o leitor percorra os caminhos traçados pelo escritor ou ainda percorra suas próprias linhas e costuras. "Quando menina, meus sonhos eram aquecidos por uma velha colcha de retalhos. Hoje, mulher feita, é essa colcha de palavras costuradas pelo Rodrigo que me emociona", contou a escritora de Bragança Paulista (SP), Henriette Effenberger.


O autor

Nascido em Curitiba (PR) em 1984, criado em Londrina (PR) e atualmente morando em Jaraguá do Sul (SC), Rodrigo Domit escreve contos e poesias desde 2003. É coautor do livro de contos Vem cá que eu te conto (2010) e autor deste que está sendo lançado. Entre outros certames literários, já foi selecionado nos concursos Luiz Vilela (Contos - 2007), Helena Kolody (Poesias - 2008 e 2009), Prêmio SESC (Livro de Contos - 2008), Poemas no Ônibus (2010 e 2011) e Prêmio ler&Cia - Livrarias Curitiba (Contos - 2011); Além destas classificações, foi 1º colocado nos concursos: Machado de Assis (Contos - 2011), Prêmio Cidadão (Poesia - 2011) e Prêmio Utopia (Livro de Contos - 2010).

Mais informações:
http://rodrigodomit.blogspot.com/




Dados Catalográficos

DOMIT, Rodrigo.
Colcha de Retalhos / Rodrigo Domit. Brasíl: Independente, 2011 80p.

ISBN: 978-85-400-0184-8

1. Literatura brasileira - contos. I. Título

Nenhum comentário: